sábado, 29 de maio de 2010

Coca-Cola por Karl Lagerfeld

A Coca Cola está fazendo mais uma vez uma parceria com um estilista para criar o design para a sua garrafinha. Vimos parcerias com Roberto Cavalli, Nathalie Rykiel e Manolo Blahnik, agora chegou a vez do estilista Karl Lagerfeld.

Coca Cola Light por Manolo Blahnik

Os modelos kitsch de Roberto Cavalli
Nathalie Rykiel

A Coca Cola é uma das marcas mais antigas, que fez história e construiu um nome no mercado mundial. Criada pelo farmacêutico John Pemberton lá em 1800 e bolinha, onde havia começado a venda de xaropes como bebida.

Bem, esses xaropes costumavam ser de uva, laranja, morango, coisas saborosas, daí vem um carinha e cria um xarope de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool. Estranho. No começo, o refrigerante não teve muito sucesso e por ironia do destino ou não Pemberton acabou morrendo de úlcera.

Um pouco depois da morte do criador, a fórmula foi vendida para o empresário Asa Griggs Candle que acreditava no sucesso da bebida, assinando o nome Coca-Cola com a mesma caligrafia que assinava seu próprio nome. Incrível que a marca se manteve deste mesmo jeito até hoje!

Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades. Uma das formas encontradas foi contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde para o consumidor experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados. Candler também disponibilizava outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram. Olha aí a publicidade e o marketing usados pra entrar na cabeça da galera desde muito antes chegando até os dias de hoje, em que os anúncios do refri se tornaram um dos mais penetrantes e influentes.

Hoje é uma das bebidas preferidas do consumidor e é por isso que vemos parcerias como esta com o estilista Lagerfeld que vestiu a garrafinha com sua própria silhueta em preto e branco à la Chanel. As vendas são limitadas, começaram a ser vendidas no dia 24 de Abril e você pode comprar na Collete. Comprando o box, você ganha um abridor de garrafas.

E vem dentro de uma caixinha super bunitinha que nós designers (principalmente) amamos.


No anúncio os modelos Coco Rocha e Baptiste Giabiconi fora fotografados pelo próprio Karl Lagerfeld.

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